Discografia: Music Of The Sun

123

Data de lançamento: 12 de agosto de 2005

Gêneros: Dancehall, pop e reggae.

Conceito do photoshoot: Mostrar Rihanna em lugares mais intimistas e fazer com que sua beleza seja o foco principal. Em paisagens onde o sol é mais que um adereço visual, a garota de apenas 16 anos, mostra que além de bonita e talentosa é fotogênica e que não precisara de grandes recursos para exibir seu grande charme.

Crítica: Sendo comparada a grandes artistas como Beyoncé, os críticos analisaram Rihanna como uma jovem de futuro promissor, já era considerada uma das grandes propostas dos anos seguintes. Os críticos também analisaram sua grande versatilidade, juntar o pop com os ritmos mais típicos de sua terra, era seu grande diferencial.

Hits: Apesar de ter lançado 3 singles do Music Of The Sun, 1 em especial, ganhou grande destaque, “Pon de Replay“, o primeiro single do álbum e da carreira de Rihanna, disputando com Mariah Carey, uma de suas inspirações, o lugar mais alto nos charts, a música foi ganhando destaque, radiofônica e viciante, foi considerado o hino do verão de 2005.

Vendas: As vendas do álbum são consideradas regulares, vendendo mais de 1,5 milhões de cópias, o álbum recebeu certificado de Platina nos EUA, por vendas superiores a 500 mil cópias, sendo assim, considerado um grande êxito para uma artista iniciante e com apenas 16 anos de idade.

Singles: Pon de Replay, If It’s Lovin That You Want e Let Me, lançada como single promocional no Japão.

Videografia – Music Of The sun

  • Pon De Replay

O primeiro videoclipe de Rihanna foi para “Pon De Replay”, a primeira música de trabalho de seu primeiro CD, “Music Of The Sun”. O vídeo, que se passa em uma boate, foi dirigido por Little X e lançado em Junho de 2005.

No enredo Rihanna e seus amigos chegam a uma discoteca para animar o clima que parecia desanimado, com uma mistura de passos tradicionais do dancehall e batidas Pop/R&B, próprias da canção, o clipe faz jus à letra da música e se transforma em uma grande festa.

O vídeo chegou à segunda posição do extinto MTV TRL, ficando no Top 10 por 37 dias. No BET 106&Park, renomado programa musical, seu pico foi o 4º lugar.

Curiosidade: O rapper canadense “Kardinal Offishall” faz uma pequena aparição no vídeo musical.

  •  If It’s Lovin’ That You Want

“If It’s Lovin’ That You Want” foi o segundo videoclipe de Rihanna. Gravado em uma praia no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, em 2005. Foi dirigido por Marcus Raboy e com coreografias de Fatima Robinson.

Na maioria das cenas, Rihanna dança passos inspirados na dança do ventre e pilota um jet-ski. No fim, aparecem tridentes, presentes na bandeira de seu país de origem: Barbados.

RiRi deu entrevista à MTV a respeito das gravações e conceito do vídeo musical no período da gravação: “A água estava tão fria… mas oh meu Deus, divertimo-nos tanto… Estávamos empurrando uns aos outros dos Jet-Skis. Este vídeo é sobre diversão, que mostra a vibração caribenha… fizemos algumas coisas na areia ao estilo de sereias…, e nele eu atuo apenas para a câmara como se fosse o meu namorado. Agora vamos filmar a cena com as tochas Tiki. Vai ser incrível”.

O clipe de IILTYW representa claramente a primeira fase da carreira de Rihanna: focada especialmente no estilo praiano e caribenho de música.

PHOTOSHOOT

Videografia